Notícias

Casal preso em SP por suspeita de rapto de bebê em SC

Um homem e uma mulher foram detidos pela polícia sob suspeita de envolvimento em um caso de tráfico de seres humanos. O casal foi encontrado com uma criança de 2 anos, identificada como Nicolas Areias Gaspar, que estava desaparecida em Santa Catarina. A prisão ocorreu na noite de segunda-feira (9) na cidade de São Paulo.

A criança, que esta sob os cuidados do Conselho Tutelar, foi vista pela última vez na região da Grande Florianópolis em 30 de abril. Após investigações, a polícia descobriu que um veículo com placas adulteradas, vindo de Santa Catarina, tinha se deslocado para São Paulo na mesma data em que o desaparecimento ocorreu.

Roberta Porfírio, de 41 anos, e Marcelo Valverde, de 52 anos, foram abordados pelas autoridades no bairro Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. O delegado responsável pelo caso, do 30º DP da capital, considerou que eles cometeram o crime de adoção ilegal e que há indícios de tráfico de pessoas.

Durante a abordagem, Roberta apresentou um documento que afirmava ser a Certidão de Nascimento da criança. Ela alegou que a mãe biológica do menino o havia doado e que estavam indo ao fórum para regularizar a situação. Marcelo também foi indiciado juntamente com Roberta.

O veículo utilizado pelo casal e seus celulares foram apreendidos pela polícia. A defesa de Roberta e Marcelo se recusou a fazer qualquer pronunciamento no momento.

De acordo com o artigo 242 do Código Penal, registrar um filho de outra pessoa como próprio é considerado crime, com pena prevista de 2 a 6 anos de reclusão.