Nossa História

Somos uma associação sem fins lucrativos que trabalha desde 1997 na conscientização, prevenção e busca de crianças e adultos desaparecidos.

Desaparecidos do Brasil teve início em 1997, a partir do desaparecimento de um ente familiar. Desde então formou uma grande rede de voluntários e não parou mais de crescer. Os milhares de casos que passam anualmente pelo cadastro do site evidenciam que 15% a 20% dos desaparecidos são oriundos do tráfico humano. Em 2011 elaborou a Rota do Tráfico de Bebês de Santa Catarina e Paraná, iniciando uma árdua busca pelas mães dos bebês traficados nos anos 80/90 e luta pelo resgate dos seus direitos perdidos. Esse trabalho teve repercussão nacional através da imprensa nacional, na TV (novela da Glória Perez, Faustão, Domingo Espetacular) se expandindo pela internet. Alguns dos nossos casos foram ouvidos na CPI do Tráfico de Pessoas. O trabalho reconhecido teve homenagem na Assembleia Legislativa de Sta Catarina e Campanha da Fraternidade pelos relevantes serviços prestados recebendo a Medalha  Amigos da Polícia Militar.

A Associação Desaparecidos do Brasil na sua constante luta contra o desaparecimento de pessoas, vítimas do tráfico humano ou não, teceu ao longo dos anos parcerias importantes visando encontrar as vítimas e expandir o apoio às estas famílias vitimadas pela ausência do filho traficado. Destaca-se neste contexto a inclusão de crianças e adolescentes no Alerta Amarelo da Interpol, através de trabalho conjunto firmado com a Polícia Federal centralizada em Brasília, que até então era inacessível ao grande público. Nosso Projeto prevê avançar nesses trabalhos para atingir resultados adicionais nas áreas dos direitos humanos onde a prevenção e conscientização têm papel fundamental na desaceleração do tráfico de pessoas, mas também resgatar o direito à cidadania brasileira das vítimas que ainda têm seus direitos internacionais e de cidadãos brasileiros ignorados. Espalhadas pelos quatro continentes eles buscam por ajuda através da Associação Desaparecidos do Brasil. Grande parte dos reais desaparecidos registrados no site desaparecidos do brasil.org, têm histórico de aliciamento para trabalho escravo e exploração sexual. Crianças de várias regiões do país foram raptadas por quadrilhas que exploram crianças para os mais variados fins cujos casos temos investigado e dado apoio às mães. A falta de ajuda financeira têm sido o maior entrave para darmos continuidade ao combate a esses crimes.

Na busca por soluções, Desaparecidos do Brasil entende que é premente a criação de um Banco de Dados de Desaparecidos Nacional, sempre atualizado, em conjunto com um Banco de Dados de DNA para identificação de crianças, que com o passar dos anos alteram suas feições tornando difícil o reconhecimento físico e também necessário para identificação de pessoas sem memória internadas em hospitais, recolhidas em asilos, albergues, mendigos, andarilhos, necrotérios, enfim, uma vasta população que não porta documentos, tornando difícil sua identificação em caso de necessidade.

Desaparecidos do Brasil necessita contar com o apoio de segmentos da sociedade, empresários e órgãos governamentais na batalha contra quadrilhas organizadas que atuam em vários estados brasileiros, sequestrando e aliciando crianças e adolescentes para tráfico de órgãos, trabalho escravo, prostituição infantil e adoções ilegais.

Todos os direitos reservados –  Desaparecidos do Brasil 2006 – Utilidade Públlica Federal – 11/12/2000 – Decreto Nr. 1099 / Utilidade Pública Municipal – 12/12/2000 – Decreto Nr 3150 Registro Civil TJSC 36.142 Livro: A – 133 Folha:163 /Florianópolis/SC